A campanha mundial chamado “outubro Rosa” tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento justo e perfeito com qualidade.
A doença é muito comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raríssima em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios, porém, muitas vezes, esses nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. O exame de mamografia é o principal exame realizado para diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.
Nós da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL), entendemos muito que a jornada de quem tem câncer de mama avançado não é nada fácil. Por isso, o nosso foco é conscientizar os irmãos para multiplicar a ideia do autoexame e consulta ao médico regularmente.

Comissão de Relações Públicas