O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto-lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Algumas das muitas curiosidades sobre a bandeira brasileira:
– Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer;
-Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima dela no dia 19 de Novembro;
– Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.
O culto à Bandeira Nacional não se traduz pelo culto ao objecto, mas ao “símbolo augusto da paz”, que exemplifica a diversidade e a esperança de nosso povo e traduz, também, a grandeza que a Pátria nos traz, como releva o Hino à Bandeira.
Os autores da nova bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. Essa nova bandeira substituiu a bandeira que havia sido proposta por Rui Barbosa, e que esteve içada do dia 15 de novembro ao dia 19 de novembro.
A primeira bandeira do Brasil foi criada e apresentada poucos dias depois da independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. A criação da bandeira do Brasil foi ratificada pelo decreto de d. Pedro (ainda não havia sido aclamado e coroado imperador), em 18 de setembro de 1822. As cores da bandeira foram escolhidas por d. Pedro, e o desenho da bandeira foi obra do pintor francês Jean-Baptiste Debret.
Atualmente, a bandeira e outros símbolos nacionais (Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional) estão normatizados na Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, e essa lei sofreu algumas alterações por meio da Lei 8.421 de 11 de maio de 1992. Essa lei de 1992 também foi responsável por acrescentar novas estrelas na Bandeira Nacional. Essas estrelas correspondem ao Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins. Significado das estrelas da bandeira do Brasil Muitas pessoas perguntam-se sobre o significado das estrelas que constam na bandeira, mas o significado delas é bem simples. Cada estrela na bandeira corresponde a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal, e suas posições foram definidas de acordo com as posições das constelações conforme observadas no céu da cidade do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889, às 8:30.
(Comissão de Relações Públicas).