É sabido por todos que o verdadeiro Maçom, é todo aquele que busca seu crescimento moral e até espiritual. É um ser que possui na essência a luta pelo bem da sociedade, é aquele que combate a tirania, a opressão, o fanatismo e a intolerância. Um Maçom é aquele que prima pela liberdade, igualdade e fraternidade, se preocupa pela paz da família, da pátria, e possui a crença num ente supremo, a quem chamamos Grande Arquiteto do Universo.
Quando existe a intenção de qualquer movimento para a obtenção da liberdade, com certeza a Maçonaria e os Maçons sempre se fizeram, se fazem e se farão presentes. Podemos citar com orgulho a Proclamação da República, que segundo inúmeros historiadores, não houve nenhum derramamento de sangue neste movimento republicano de 15 de novembro de 1889, aliás, foi muito tranquila a mudança de regime e deve ser creditado ao Maçom Floriano Peixoto, também conhecido como Marechal de Ferro, que na ocasião ocupava o cargo de Ajudante Geral do Exército.
A história relata que em 10 de novembro de 1889, em uma reunião na casa do Irmão Maçom Benjamin Constant, onde compareceram os Irmãos Maçons Francisco Glicério e Campos Salles, favoráveis pela queda do Império. Benjamin Constant foi incumbido de persuadir o Marechal Deodoro da Fonseca, já que este era muito afeiçoado ao Imperador. Por fim, Deodoro assumiu o comando do movimento e proclamou a 15 de novembro de 1889, a República no Brasil.
Meus diletos irmãos, devemos seguir os passos dos nossos antepassados, ter atos semelhantes de coragem e patriotismo que tiveram esses ilustres maçons que hoje fazem parte da história. Não nos furtemos da obrigação de agir para que no futuro, sejamos citados pelos maçons que nos sucederem, e que, da mesma forma os nossos nomes fiquem registrados, como cidadãos atuantes e verdadeiros maçons.
Que o Grande Arquiteto do Universo permita que os maçons do futuro nos olhem como exemplo, assim como temos nos maçons do passado, um exemplo motivador sempre em defesa da cidadania, que sejam eles instrumentos buscadores de uma sociedade mais justa e fraterna.

(Comissão de Relações Públicas).